Pular para o conteúdo

para ver: a noviça rebelde

04/10/2011

Sabe aqueles filmes que são tão clássicos que todo mundo, da sua avó até seu colega de faculdade, te manda assistir e diz que você nunca saberá o que é um bom filme até assisti-lo? Foi mais ou menos o que aconteceu comigo e “The Sound of Music”. Já tinha visto/ouvido/lido milhões de referências, mas nunca tinha parado pra assistir, até sábado passado quando estava em casa (vida social bombando!) e o lindo do TC Cult resolveu exibi-lo.

O roteiro é uma adaptação do musical homônimo da Broadway, que por sua vez foi baseado livremente na autobiografia de Maria von Trapp. Na versão cinematográfica, Maria é vivida pela então jovem Julie Andrews, que na minha opinião deixa Mary Poppins no chinelo. Ela, freira, resolve sair do convento onde vive e aceitar uma posição como governanta na casa do capitão von Trapp (Christopher Plummer, liiiiindo!), e sua função é cuidar dos sete filhos do viúvo. Não é exatamente surpresa o que acontece a seguir: a noviça conquista não só todos os filhos, como também o severo patrão com suas músicas e seu jeito alegre de levar a vida.

As crianças são todas fofíssimas, em especial a caçula, Gretl (ai que vontade de morder a bochecha dela o filme todo!). As músicas são divertidíssimas e a trama doce e envolvente. Uma das coisas que mais gosto no cinema dos anos 50 e 60 é a inocência dos filmes, uma pureza que raramente se vê nos de hoje em dia – que são ou extremamente bobos ou politizados ao extremo. Também curto filmes mais sérios, cheios de críticas verdadeiras e reclamações fundamentadas. Mas o cinema para somente entreter me encanta infinitamente, por isso adoro obras antigas. E “A Noviça Rebelde” se encaixa perfeitamente na fórmula para levantar o astral: música + romance + uma certa tensão + crianças fofas + cenário europeu. A gente fica em casa no sábado à noite, mas se diverte :)

7 Comentários leave one →
  1. 04/10/2011 15:45

    nem preciso comentar né rs, falamos pelo twitter: a-mo esse filme! vi quando muito pequena com a minha avó e até hoje revejo várias e várias vezes. é aquele clássico que me lembra esse cinema mais antigo e a minha infância quando vi pela primeira vez! :)
    essa coisa da inocência que vc falou é verdade, ontem reprisou de novo no tccult e eu vi aquela cena com a minha mãe – para mim, a mais linda: deles dois no jardim, quando Maria volta pra casa deles. é um romance antigo muito lindo, né? beijoca!

  2. 04/10/2011 15:59

    Ah, passa tanto filme legal no Telecine Cult e eu não tenho! Só o premium, action e outro lá.. :/
    Sou péssima com filmes clássicos! A maioria nunca vi, inclusive esse!

    • 04/10/2011 16:35

      Ana, ainda não vi O Rei e Eu, vou procurar! :)

      Juliana, o telecine cult e o tcm são meus canais preferidos! São os que mais assisto e nem ligaria pra tv se não fosse por eles. Mas se vc quiser um acervo bem legal de filmes, inclusive os antigos, a Blockbuster online tem uns planos ótimos: vc paga por mês e pode trocar os filmes quantas vezes quiser. Eu tenho e adoro!

      Maria, lindeza demais esse filme <3

      Beijos

  3. Ana Paula Fernandez Link Permanente
    04/10/2011 16:26

    QUanto tempo não comento aqui! :/
    Quando vi a atualização no face, corri pra dar meu parecer! hehe
    Amo demais esse filme, tenho o dvd aqui em casa. Vejo sempre que não tem mais nada pra assistir! haha
    São duas produções que eu amo de Rodgers and Hammerstein A Noviça rebelde e O rei e Eu. Vale a pena assistir se vc ainda não viu esse ultimo que citei. Figurino e cenário arrasadores! vale a pena
    Bjs

  4. maria alice Link Permanente
    04/10/2011 21:58

    Quando eu era pequena via esse filme to-do fim de semana! Hahaha. Sei de cabeça todas as músicas.. Na época, inclusive, era dificil ter acesso as letras de musica (internet era raridade né) e eu fiz meu pai pegar todas, um rolo!!! Hahaha
    Ano passado meus pais foram para Salzburg e visitaram a casa do filme, o táxi que leva o pessoal para lá vai tocando as cenas do filme, minha mãe falou que é de chorar..
    Óbvio que eu quero ir!!! Hahaha
    Bjs

  5. 05/10/2011 9:58

    Eu amo esse filme, assistia todas as vezes que passava na sessão da tarde quando era criança. Adoro a música do re mi fa, ela canta muito… e para mim é o ponto alto do filme.
    Amei seu blog!

  6. Jessica Lauton Link Permanente
    05/10/2011 11:07

    Comecei a me interessar especialmente por filmes clássicos tem uns dois anos e fico pensando o que fazia da minha vida antes disso. kkkkkk. Adoro a Noviça Rebelde, tenho a edição especial de aniversário em DVD e assisto direto,além de, claro, espiar quando tá passando no Cult. Sei cantar todas a músicas e a sequencia do teatro de marionetes é uma das minhas favoritas. E, apesar de parecer que apareci do nada aqui no De Viés, aviso que sou frequentadora assídua, só que não comento muito. Adoro seu blog e te acho uma fofa.
    bjbj

comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s