Pular para o conteúdo

pela banalização dos blogs

abril 20, 2011
por Bel

Essa discussão sobre qualidade x quantidade de blogs, blogueiros x jornalistas e it girls x não-it girls tem sido exaustivamente abordada há muito tempo. Já ensaiei um post como este diversas vezes, mas sempre preferi ficar de fora da polêmica (fazer o que, sou uma diplomata nata hehehehe). Entretanto, ao ler dois textos muito recentes de jornalistas e consultores de moda sobre o assunto, que generalizavam todos os blogs e colocavam todos no mesmo patamar, me senti ofendida por tabela e resolvi deixar minha opinião. Afinal, não é para isso que serve um blog? Para ser um espaço de discussões sobre os mais variados assuntos?

Pois bem. Vou começar pela semântica: blog vem da palavra blogger, que por sua vez é uma abreviação de weblogger, que significa literalmente diário virtual (ou diário em rede). Então, não é esse o intuito de um blog? Ser um diário, um lugar para catalogar suas experiências, pensamentos e o que mais vier à cabeça? Se é assim, antes de mais nada um blog é um espaço despretensioso, onde cada um fala sobre o que quer e é acompanhado por quem se interessa. Ninguém é obrigado a seguir nenhum blog, nem a concordar com as opiniões que ele expressa, justamente por ser um espaço pessoal que divulga opiniões pessoais.

Sim, alguns blogs de moda cresceram tanto a ponto de serem considerados veículos de comunicação, mas nenhum dos grandes surgiu com esse intuito. Com a fama, vem um cuidado maior com o que é postado, com o conteúdo, pois agora eles tem a responsabilidade de informar, o que não necessariamente era o que as blogueiras por trás disso queriam ao começar. E isso vai tornando esses blogs cada vez melhores. Mas não é somente por esse motivo que temos que “endeusar” os blogs, deixar para quem sabe fazer, clamar aos quatro cantos do mundo que “ah, não, os blogs foram banalizados!” Os blogs já nasceram banalizados, meus amigos. Qualquer pessoa, inclusive eu e o filho de 10 anos de uma jornalista de moda, pode criar um, dois, mil blogs, a qualquer momento de sua vida e sob qualquer circunstância. Eu, por exemplo, criei este sentada num hotel, numa tentativa de vencer o tédio no meio da madrugada.

O que me fez, finalmente, querer jogar meus dois centavos na discussão sobre blogs foi a generalização rasa e retrógrada, sem nenhuma pesquisa, de um jornalista conceituado e um consultor de moda de quem nunca ouvi falar. Com que conhecimento, com que embasamento a pessoa se sente no direito de falar que um objeto dado por marca tal compra a opinião do blogueiro, e que ele não entende nada de moda? Qual é o tamanho do preconceito de uma pessoa que chega a dizer que quem posta look do dia não tem conteúdo e quer ser um ícone, nem que seja por 15 minutos? Olha, isso para mim foi pessoal, porque eu me enquadro nessa categoria e me senti insultada por tal opinião. Essas pessoas não tem condições (e a arrogância também não deixa) de conhecerem todos os blogs da internet, então como podem generalizar sem suas tão famosas fontes seguras de informação? A quem interessar possa: não quero ser ícone, nem famosa. Não quero ostentar meus milhares de dólares gastos em roupas e acessórios, até porque nunca gastei milhares em roupas e acessórios. Não quero ter 15 minutos de fama. Se alguma dessas coisas quisesse, iria mexer com música como meu pai. Não. Eu estudei moda, sou graduada, fiz cursos no exterior, faço curso em universidade federal, já li mil livros sobre o assunto, e alguém vem me falar que quem tem blog não conhece nada de moda.

Outra coisa que me incomoda profundamente é a palavra blogueira. Eu não sou blogueira, sou designer de moda. Ninguém aí estudou pra ser blogueira, foi aprendendo com a prática. Qualquer pessoa pode se denominar blogueira, desde Maria Bethânia até minha vizinha que escreve sobre parafusos e porcas. Acho a palavra pretensiosa, que dá mais importância ao blog do que ele tem realmente. É claro que existem pessoas por aí que são blogueiros e não fazem nada além disso, mas a palavra em si me desagrada.

Bom, só escrevi esse texto para lembrar a vocês que blogs são, essencialmente, banais, espontâneos e despretensiosos. Existem tipos de blogs que não possuem essas características, mas para esses basta a gente olhar e perceber. O blog é feito por seu público e sua audiência, e tem gosto pra tudo nesse mundo. Os blogs não surgiram para tomar o lugar dos tão conceituados jornalistas, e sim para trazer ao povão uma informação mais rápida e informal. Não se preocupem, isto não é uma guerra. Há lugar para todos, blogs e jornalistas, nesta imensidão de internet. Gostaria de poder escrever meu blog sem me preocupar se estou sendo alvo de críticas amargas, porque para mim ele é apenas um hobby. E é isso que um diário era pra ser, né?!

Admiro muito quem conseguiu transformar um simples hobby como um blog de moda em profissão, e sou a favor de que eles sejam credenciados nas semanas de moda e convidados para os eventos badalados. Sou fã dessas pessoas e torço por elas até o fim, mas não nos esqueçamos que estes são apenas uma meia dúzia de blogs, e que existem milhares de outros boiando pela rede que acabam sendo jogados na generalização. Se você tem vontade de criar um blog, crie. Se não entende de moda, se não sabe escrever, se não tira boas fotos, pouco importa. O importante é ser livre para fazer o que quiser, e não se sentir intimidado pelos grandes blogs. Cada um é cada um, e repito: existe lugar (e até audiência) para todos. Vamos re-banalizar os blogs, porque assim era muito mais gostoso.

2 bloggers like this post.
53 Comentários leave one →
  1. abril 20, 2011 2:06 pm

    RAZÔ.Sem mais.

  2. abril 20, 2011 2:16 pm

    Depois de ler o texto dessa “consultora de moda” eu resolvi soltar alguns tweets sobre o assunto e reproduzo eles aqui :
    “Vem cá esse povo que fica dando opiniao sobre blogs conhece de fato o mercado? Sabe como funciona insider? Pq assim como eles cobram conhecimento e coerencia dos blogueiros, tô achando que falta o msm destes q escrevem falando o q julgam (acham!) sobre o tema. Qdo alguem fizer uma materia investigativa, jornalistica msm, por favor me enviem. Pq achismo de blogueiros e jornalistas tá foda de aturar.”
    Cadê o comprometimento com a ética? Cadê a essência jornalística? Cadê a matéria denúncia? Estes jornalistas entrevistaram blogueiras e leitores para escreverem seus textos? Ou partiram do achismo e falta de conhecimento sobre o tema?
    Que saco isso, viu. Parece q esse povo tá polemizando sobre blogs só pra ver se ganha um pouco de audiência com a popularidade do tema.

  3. abril 20, 2011 2:17 pm

    Falou tudo.

  4. Ana Paula permalink
    abril 20, 2011 2:21 pm

    Bel, minha querida…
    vc ahazou!
    Depois dessa estou até repensando na hipótese de
    ter meu blog! haha
    Beijinhos

  5. abril 20, 2011 2:23 pm

    Concordo! Pra mim o blog “Nada Fútil” também é apenas um hobby. Pra me distrair um pouquinho, sair da rotina de escola, estudo …
    Adorei o texto!
    Beijos.

    http://ndfutil.blogspot.com/

  6. abril 20, 2011 2:26 pm

    Melhor post sobre o assunto..
    Resumiu tudo que a maioria pensa sobre.
    Sinceramente, acho que os jornalistas que fizeram os 2 posts ridiculos que li, criticando blogs, estavam na verdade atrás da audiencia que os blogs de moda e look do dia tem e eles nao.. Conseguiram.. Uma audiencia negativa mas conseguiram.. Ou vai ver essa foi uma tentativa frustrada de tentar chegar nos trend topics do twitter e ficar famoso.. Não conseguiram, que pena..

    Aí, um dia depois de publicar post criticando blogs e blogueiros o nome da mesma jornalista aparece no lançamento de um programa (ou quadro de um programa) dizendo que a própria irá entrevistar blogueiros, twitteiros famosos.. Mas nao era ela que até ontem estava criticando os mesmos? Cade a coerencia?

    Adorei o post.. Agora vou conhecer o resto do blog, pois não conhecia..

    Beijos, Carol.

  7. abril 20, 2011 2:32 pm

    Palmas para vc, Bel!

  8. abril 20, 2011 2:36 pm

    sou tua fã

    rsrs

    amei o texto

  9. abril 20, 2011 2:41 pm

    Li ontem o texto da Lilian tbm e entendi o pto de vista dela. Deixo claro garotas somente q entendi. Não concordo e nem discordo. Ocorre que por de trás de toda essa crítica feroz atrás dos blogs existem: “blogueiros” que tornaram o hobby em profissão, jornalistas que tem sim medo de perder espaço para a inovação e enxurrada de informação advinda dos blogs e algum povo da moda, que além de não saber quem é, pouco me importa.
    Estes “blogueiros” que ganharam espaço e profissão em decorrência de, estão com medo de ou, perder espaço para os novos que possam vir, ou estão com o orgulho ferido pois o que antes, até bem pouco tempo atrás era exclusividade de poucos (ter o blog) tornou-se simples/fácil.
    Os jornalistas, independente de serem ou não da moda, têm sim medo e preocupação do que possam se tornar os possuidores de uma página da Internet, denominada blog, pela fluidez da informação e pela facilidade de acessibilidade. Acredito que será desde agora uma “repulsa natural”, essa daí vinda dos jornalistas pois em contrapartida a Internet é prática e fácil fonte de informação, o que torna um blog criativo uma bomba na mão de quem o possui.Um possível jornalista, e por que não?!
    E olha moça, na boa, não quero generalizar de FORMA ALGUMA, mas já que você estudou moda, você bem sabe que tem muita gente estorvo no mundo da moda. Gente que adora falar mal mesmo dos demais, que se acha muitíssimo superior…

  10. abril 20, 2011 2:41 pm

    E os jornalistas que apenas repassam informação sem conferir fonte nem nada? Existem gente boa e gente ruim em todas as áreas e acredito que se algo tá sendo bem recebido é porque tem qualidade ou algum atrativo interessante.

  11. debora leite permalink
    abril 20, 2011 3:06 pm

    sensacional amiga! ; )

  12. abril 20, 2011 3:09 pm

    Uma salva de palmas! Amei, disse tudooo!!
    Vc sempre com opiniões fortes e, na minha opinião, super certas.
    Beijos

  13. abril 20, 2011 3:19 pm

    Bel, ahhazou! Falou tudo e ponto. Virei sua fã rs!

    É tão contraditório alguém como um jornalista criticar outras formas de comunicação, eles deveriam ser os maiores incentivadores disso…

    Acho que os blogs estão assustando muito pelo tal poder de influência que conseguiram alcançar, mesmo sem querer, o que para muitos jornalistas é uma utopia nunca alcançada. A comunicação fácil mais próxima das leitoras que os blogs têm fala até dos mesmos assuntos que tal jornalista fala mas na maioria da vezes esta não consegue atingir nem metade da audiência que seu “concorrentes”… É esforço em vão tentar tirar dos blogs o que eles conquistaram.
    A quem é não concorda > um BIG #sintomuito rs, não tem mais volta…

    Que ótimo, né?!

    bjusss
    Bella

  14. abril 20, 2011 3:25 pm

    Isso que você falou da palavra “blogueira” é engraçado mesmo.
    Outro dia li a crítica da Gloria Khalil em relação à pré-venda que rolou, para poucos, em SP da coleção da Stella McCartney para C&A…
    No texto, ela dizia que tinham várias “blogueirinhas” no evento…
    Nossa, o que teve de gente caindo de pau achando que ela tava menosprezando quem é blogueira, não tá escrito!
    Enfim, isso é apenas um parêntese em meio a tanta polêmica… que por sinal você soube escrever e expor sua opinião muito bem.
    Super concordo com você!
    Bjs

  15. abril 20, 2011 3:25 pm

    Bel,
    Acompanho teu blog há muito tempo. Não sou muito de comentar, mas dessa vez me senti quase em obrigação de me manifestar.

    A moda tá nas ruas, é de todos e feita por todos. Nada mais natural que seja um tema abordado pelos blogs, que são que as manifestações dessas pessoas.
    Detesto “socialites” que pensam que eles é que ditam moda. Com rios de dinheiro fica fácil se vestir bem, o desafio é ser elegante vestindo lojas de departamento, acessórios de feirinhas e assim vai.
    E é isso que vocês fazem aqui, mostram que dá pra ser linda sem ser escrava do mercado. Além disso, incitam nossa criatividade, dão dicas PRÁTICAS valiosas e ainda enchem nossos olhos de cor e bom gosto. Depois de começar a ler teu blog, criei coragem de experimentar roupas que jamais pensei que pudessem ficar bem no meu corpo – e que ficaram! Meu guarda-roupas sofreu uma revolução, e mesmo tendo engordado nesse meio tempo, hoje me visto muito melhor, simplesmente porque aprendi a gerenciar minhas roupas.

    Cada blog tem seu público, acompanha quem quer e quem não gosta é só não entrar. Como disseste, isso aqui é pra ser despretencioso, tranquilo, relax. Porque se eu quisesse conhecimento científico, eu voltava para meus textos de mestrado. Mas eu entro aqui é para desestressar, pra me inspirar em um dia de TPM, pra ler palavras alegres…

    Se a roupa que tu publicas aqui é de marca ou não, se o post tá sendo patrocinado ou não, pouco me importa. Eu gosto mesmo é de distrair a cabeça, de ver tua ousadia ou talvez a falta dela, em alguns dias (pois todas somos mortais!)…

    Bom, já que no dia-a-dia teu blog tanto me motiva, dessa vez eu resolvi enviar umas palavras de incentivo também. Parabéns pelo post e continue nos brindando com tanta simpatia!
    Beijãoo

  16. abril 20, 2011 3:35 pm

    Acho que vc disse tudo que muita gente queria dizer.
    Falar que quem faz blog não entende de moda pra mim é o maior dos absurdos, assim como vc, eu e milhares de outras temos diploma e conhecimento pra falar do assunto. E mesmo assim, somente por sermos mulheres temos o completo aval para falar de qualquer experiência do nosso mundo!

    Beijos,

  17. abril 20, 2011 3:37 pm

    Oi Bel, como vai?
    Gostei muito do seu post, ainda mais quando fala que a profissão não existe. Acredito que exista a situação de blogueira. E eu me encaixo nesta. Sou jornalista, tenho um blog de moda, que era um hooby e virou emprego, pois o meu trabalho hoje é meu blog e outras coisas em redes sociais.
    Gostei do seu desabafo, pois é muito fácil as pessoas criticarem quando estão no pedestal. Muitas tem medo de perder seus postos e ficam atacando.
    Enfim, não sou uma it-blogueira, longe de ser, aliás não gosto desta denominação. Mas acredito que os blogs sérios, como você falou, tem que serem respeitados como um veículo e formador de opinião.
    bjs

  18. abril 20, 2011 3:43 pm

    VIREI FÃÃ! JURO, A VERDADE CRUA E LAVADA! PAREBENS PELO TEXTO, PELO BLOG … PELA ATITUDE E AINDA MAIS, PARABENS PELO SEU MODO DE PENSAR! PQ EU NÃO ACREDITO QUE EM PLENO SECULO 21 EXISTE PESSOAS COM A MENTE TÃO PEQUENA E FECHADA QUE CRIA ESSE TIPO DE CONFUSÃO E NHÊ-NHÊ-NHÊ!

  19. abril 20, 2011 3:45 pm

    adorei e concordo!

    ultimamente recorro mais aos blogs para me informar!

    beijuss

  20. Mariana - Floripa permalink
    abril 20, 2011 4:06 pm

    Mandou bem, Bel!

  21. abril 20, 2011 4:09 pm

    Eu apoio, assino embaixo.
    Parabéns!
    Somos designer de moda que vivemos tanto moda que queremos colocar pra fora. Se estamos incomodando tanto, então estamos muitoooooo bem, não?!
    Falem bem, falem mal, mas continuem falando de nós, e divulgando nossa corrente de estilistas.
    Bjo Jornalistas, críticos e quem mais se enquadrar na banalização.
    Beijo Bel. Ganhou ainda mais minha admiração. Mandou ver! Solta o verbo meu povo, porque ser você mesma é TENDÊNCIA…hahahahhahaa

  22. Joana Ricci permalink
    abril 20, 2011 4:34 pm

    É isso ai amiga arrasou!!!
    Um blog fala de estilo, gosto e de opiniões pessoais da pessoa que o escreve. Só lê quem quer, e como vc bem disse tem publico pra tudo.
    Acho que vou fazer um blog pra mim, sempre fiquei muiiito preocupada pensando que tinha que ter algo fantástico pra falar, mas não preciso não, a quem vá gostar da maneira como me visto ( e por sinal muita gente já gosta), das minhas opiniões e idéias. Assim como vc amiga sou designer de moda, trabalho na área já a algum tempo, e sei sim do que falar: as minhas humildes opiniões sobre o assunto que trabalho, amo e que leio muito. Seu post me deu animo pra fazer isso. Sim, serei só mais uma neste mundo enorme da internet, mas não quero fama, quero ter um cantinho pra dizer o que penso só isso.
    Bjos amiga amo vc!!!
    Bom feriado!!!!

  23. Laura permalink
    abril 20, 2011 4:38 pm

    Eu entendo o lado da consultora de moda, que pode se sentir ameaçada pelas novas mídias.
    Já vi também blogueiras se achando celebridades, o que é meio irritante, já que a proposta de um blog é ser acessível.
    Gostei bastante do teu texto, vejo vááários blogs e não te considero uma “blogueira”, sempre gosto de visitar o site porque acho que tu é um guria normal que estuda e gosta de moda.
    Mas eu queria adicionar um comentário à questão: será que essa reclamação da consultora é só mais uma pra lista de pessoas que acham que no Brasil não se faz nada direito, ao contrário no exterior, onde tudo é sério e os blogs são bons (ex: Garance Doré, Sartorialist, nos quais a consultora AMARIA aparecer)?
    No começo eu não olhava blogs brasileiros, mas eles são diferentes porque os brasileiros são diferentes. Eles não encaram a moda como uma coisa difícil e conceitual demais, eles apresentam dicas e são divertidos.

  24. abril 20, 2011 4:42 pm

    Eu quero ler o blog da Joana… lalalala
    beijos lindas!

  25. abril 20, 2011 5:13 pm

    Isabel, acompanho teu blog há um tempo (sempre pelo google reader, hehe), e eu adoro.
    Hoje, “blog” tem toda uma conotação diferente do que realmente é. Apoio uma causa chamada “volta mundo blogueiro”, a qual pede para que os blogs voltem a ser o que eles eram antes, pessoais, diários, etc. De fato, não gosto desses blogs que surgem só para “aparecer” só para “quero ser famosa”, não é esse o intuito, e acho que nunca foi. É um espaço para cada um colocar sua opinião e forma de encarar os fatos. Não se sinta ofendida pelas críticas que fizeram, por terem generalizado também, mas é muito bom saber sua opinião, o que você pensa a respeito disso tudo também. Sobre “looks do dia”, nada mais é do inspiração para todas nós, pessoas desprovidas de tantos acessórios e coisas lindas (haha), mas eu acabo conhecendo tanta coisa através disso, tantas marcas que eu não conhecia antes, tantas formas de utilizar um acessório e deixar um look diferente. Espero encontrar mais tantos outros blogs bons por aí, que tem todo esse cuidado e carinho de fazer seja lá o que for, um blog de moda, maquiagem, esmalte, whatever! E apoio esta causa também pela banalização dos blogs! Que assim seja.

    Um beijo.

  26. Joana Ricci permalink
    abril 20, 2011 5:13 pm

    Ana Linda !!!!!!!! Assim que fica pronto te mostro!!!!!

    Bjos lindonas

  27. Sah permalink
    abril 20, 2011 5:24 pm

    eh aquela coisa… evolucao… tecnologia… as pessoas ainda nao se acostumaram que as coisas evoluem… a tecnologia avanca… e se hoje existem donas de blogs que vao a desfiles e bla bla bla… antes iam as bam bam bam das revistas… escritores e tudo mais… tecnologia avanca… eh como o computador que hoje pode caber em apenas uma mao e antigamente nao cabia em uma mesa… Evolucao! preconceito.. as pessoas ainda tem q acostumar com isso… e outra coisa… ter blog eh concorrencia… por isso se denigre tanto a imagem de se ter um blog.

  28. abril 20, 2011 5:34 pm

    Bel,

    Leio seu blog porque eu gosto!
    Assim como leio mtos outros!
    Arrasou!
    Faço coro com vc!

    Beijo.

  29. barbara permalink
    abril 20, 2011 5:38 pm

    Oi Bel,já faz algum tempo que acompanhos vários blogs,inclusive alguns de moda, e vejo que diariamente surgem mais opções de blogs pra acessarmos e é ai que mora a polêmica.Sabe,o que vejo e o que realmente se tornou bem claro,é que muitas “blogueiras” (indepentente da formação universitária) mais velhas estão se sentindo incomodadas.Digo isso porque pelo menos as criticas que eu tenho lido nos blogs que acesso,são de “blogueiras” que estão no ar a mais tempo,não sei se devo chama-las de “pioneiras”,até mesmo porque ninguém sabe quando e por quem foi criado o primeiro blog de moda no brasil né?!,mas nós que acompanhamos os blogs já por algum tempo sabemos mesmo que imprecisamente quem está “blogando” por mais tempo e são justamente essas pessoas que tanto criticam esse boom de blogs que temos visto.Pode parecer ridiculo isso mas acho que muitos querem ganhar o mérito e exclusividade no assunto,desmerecendo os demais.
    Cade a democratização da moda que todos insistem em falar? Qualquer pessoa pode opinar sobre moda,porque todo mundo,mesmo que da forma mais humilde possivel,usa alguma coisa pra proteger o corpo e sabem opinar.ROUPA E OPINIAO todo mundo tem! Porque é tão dificil entender isso?

  30. abril 20, 2011 6:14 pm

    Meninas,

    Amei ver as opiniões de todas aqui! Adoro quando temos essas discussões saudáveis…

    Camila, eu também acredito que existam muitas pessoas que, apesar de fazerem sucesso no mundo da moda, sejam blogueiras ou qualquer outra coisa, não sabem do que estão falando e sequer merecem estar ali. Mas o mundo nunca foi um lugar justo, né?! Eu entendo também o receio dos jornalistas com relação aos blogs, mas sair atirando para todos os lados e desmerecendo quem está fazendo um ótimo trabalho já é passar dos limites.

    Tem um ponto que esqueci de falar no post, e que também é super polêmico: os publieditoriais. Primeiro: se você vive do seu blog, tem que se sustentar de alguma maneira, não é? Segundo: Se você não vive do seu blog, mas tem alguém querendo te pagar para falar de algum assunto nele, por que não? Caímos novamente na questão dos escritores dos blogs: cabe a cada um saber equilibrar anúncios com o conteúdo espontâneo. Ninguém quer entrar num blog que só tenha jabá, mas qual é o problema em ler e conhecer sobre outros assuntos se o publi é bem escrito? Quem não gosta de participar de um sorteio daquele produto maravilhoso? Acho super digno fazer publicidade, desde que não fuja dos seus próprios ideiais, desde que sejam produtos (ou serviços, ou o que for) que a gente sabe que tem a ver com o dono do blog. Mas com cuidado, porque eu por exemplo já parei de ler alguns blogs por causa do excesso de publis.

    Obrigada pelo carinho e pelos comentários inteligentes!

    Beijos

  31. abril 20, 2011 6:14 pm

    Sou seu FÃ !

    Te amo !

  32. abril 20, 2011 7:42 pm

    Só posso dizer: concordo plenamente!

    Beijos
    Ana

  33. luiza permalink
    abril 20, 2011 7:45 pm

    Bel, vc é filha do lo borges?

  34. Cristiane Brant permalink
    abril 20, 2011 7:50 pm

    Esse seu post tinha que ser publicado como direito de resposta….
    Parabéns!

  35. abril 20, 2011 7:56 pm

    Adoreeeeeeeeeeeeeei!!! A verdade é que prefiro os blogs “banalizados” mesmo. São divertidos e espontâneos sem a pretenção de serem sites ou profissionais. Adoros ver os looks e discordo totalmente que são de meninas querendo 15 minutos de fama. Esquceram, que, como vc falou, blogs são diários. A única coisa que não abro mão é de ler textos sem erros de português, me dá uma agonia!! rsrsrs
    Bjs ; )

  36. Helena permalink
    abril 20, 2011 8:03 pm

    Bel, você escreve muito bem, que orgulho. como é bom ter uma irmã inteligente e irreverente (rimou \õ). a internet está abarrotada de cabecinhas alienadas, o que está faltando no mundo todo é gente que pensa sozinha, como você. assino embaixo como irmã, admiradora, fã e amiga (que tem um blog banal).

  37. abril 20, 2011 8:03 pm

    Luiza, não sou não hehehe (sou sobrinha).

    Alê, eu também detesto erros de português, e não leio blogs que cometem com freqüência (porque de vez em quando todo mundo erra mesmo né?! Hehehe). Acho que todo mundo pode ter esse cuidado, existem corretores de ortografia e tudo mais… Mas como eu disse, tem publico pra tudo! Hehehehehe

    Beijos meninas!

  38. abril 20, 2011 8:14 pm

    “Ninguém é obrigado a seguir nenhum blog, nem a concordar com as opiniões que ele expressa, justamente por ser um espaço pessoal que divulga opiniões pessoais.” Né?! Pronto!

    A gente vive no tempo da inserção do personagem dentro do jornalismo, da notícia. Taí todos os jornais super bffs de seus leitores, espectadores (clientes) e isso é um reflexo da atualidade. Estamos super curiosos e interessados na vida alheia e o blogueiro, mais do que ser uma fonte de informação, é um amigo antenado que sabe das últimas. Vai passar? Claro que vai, tudo passa… e vai passar logo, eu acho… só que a jornalista lá (que eu adoro, devo dizer) foi infeliz em colocar suas opiniões nada espertas e levemente recalcadas sobre o tema.

    No geral acho que as pessoas estão muito estressadas. rs Mas é coisa ligada a moda mesmo, né?! Desde sempre com estrelismos e jogos de poder.

    Ah! Arrasou no post. P mim um dos poucos sensatos que vi por aí.

  39. abril 20, 2011 10:23 pm

    já conheço o seu blog tem um tempo, também sou formada em design de moda e curto tanto blog que fiz a minha monografia sobre ‘jornalismo e blogs de moda’. então, blogs são livres para todos e acho mais do que válido qualquer ser mostrar para todos o que gosta, faz, sobre o que escreve e entrando nesse mundo da moda, as roupas que usam. o problema é que blogueiros querem ser imprensa em eventos e isso é “uóre”. alguns sabem se vestir e por isso se acham imprensa ou jornalistas de moda? saber se vestir bem, ok! mas, por exemplo, você que também é formada em moda, sabe como entender uma coleção, como falar sobre aquilo, descrever, analisar modelagens, entender a ergonomia da peça… mas muitos blogueiros simplesmente querem estar no meio de um evento de grande porte de moda para pegar fotos de desfiles e dizer: É LINDO, AMEI, QUERO TUDO, QUERO ARREMATAR… sou totalmente a favor de blogs, adoro blogs e acho que a tendência é a massificação disso cada vez mais em todos os assuntos, mas blogueiro sendo imprensa é algo muito sem noção! por isso tantos jornalistas se revoltam… mas acho também que temos espaço para tudo, ou melhor, para todos os tipos de público, blogs e leitores :)

    beijos =*

  40. abril 20, 2011 11:15 pm

    Isabelly, concordo com vc em vários aspectos! Eu tbm fiz meu tcc inspirado em blogs, os de estilo de rua. Mas acho que alguns blogs conquistaram, sim, o direito de estar nos eventos como imprensa (não todos e nem sempre os mais famosos, mas alguns). Adorei seu ponto de vista!

    Heleninha, eu sou muito sortuda por ter uma irmãzinha tão linda e inteligente quanto vc :)

    Amanda, adorei o que vc falou! Nossa relação com os blogs é mesmo intima como a relação com nossos amigos. Vc escreve super bem, linda :)

    Beijos

  41. abril 20, 2011 11:55 pm

    Bel,
    Acho que você expressou muito do que senti em relação a todo o alvoroço que aconteceu por causa do texto da Lilian (o outro texto não sei qual é, porque não li).
    Sinto alguma falta de blogs mais pessoais mesmo, de algum jeito, enxergo (pode ser da minha cabeça, é claro) que existe um movimento de celebrização de blogueiras e isso acaba gerando uma fascinação grande em cima do criar um blog, falar de um determinado assunto para conseguir um certo público, para conseguir o meu objetivo de ser uma celebridade internética.
    Bem, acho que se as pessoas escrevessem sobre aquilo que realmente amam, não precisariam pensar nessas coisas, porque talvez surgiria o público por toda a sinceridade inerente aos textos e blá blá blá.
    Enfim, acho que é isso.

    Um beijo, Bel.
    Mari W.

  42. abril 21, 2011 12:04 am

    Adorei seu blog. O contéudo , as fotos super estilosas.

  43. abril 21, 2011 12:13 am

    Adorei o post…realmente, acho que pra maioria das pessoas que criam seus blogs, é uma forma de expressão, um diário mesmo, sem pretensão de ser famoso…

    beijinhos!

  44. Mari permalink
    abril 21, 2011 2:25 am

    Legal o post.

    Eu também não entendo a indignação desses “jornalistas”. A maior parte dos blogs falam sobre/incentivam o consumo (o seu fala sobre moda, mas é uma exceção) assim como as famosas revistas femininas. A única diferença é o conteúdo crítico e democratizado, além do acesso rápido e “gratuito” dos blogs.

    Essas revistas femininas, além de incentivar o consumo de peças absurdamente caras sem nenhuma intervenção ou comentário crítico, também cobram um absurdo da pessoa que deseja receber essas informações (não falo de revistas de moda sérias como a MAG!).

    Enfim, eles têm toda a razão de se sentirem ameaçados, porque vão precisar rebolar muito p/ continuar a manter seu espaço no mercado de trabalho.

  45. abril 21, 2011 3:07 am

    despretensão é um exercício, nem sempre tão fácil quanto parece (ainda mais em tempos onde tantos querem ser alguém exceto si mesmos).

  46. abril 21, 2011 3:14 am

    ops, disfarça, havia escrito o end. do brógue errado aí no formulário :P

  47. abril 21, 2011 9:08 am

    Belzita, tudo bem?

    Eu li os dois textos que supostamente motivaram esse post seu. Devo dizer que em ambos eu encontrei argumentos com os quais concordei e discordei. Mas o primeiro grande erro dos dois foi de fato a generalização. Como toda sociedade no mundo que se divide em ‘guetos’ e categorias, os blogs não poderiam ser diferentes. Não se tem como negar que há diferentes tipos de blogs, diferentes intenções: há aqueles que são despretensiosos diários (de moda ou não, como os nossos); há os que têm muito conteúdo e bom (conteúdo quase jornalístico e embasado em pesquisas); há aqueles em que a gente nota a explícita intenção da autora em se ‘celebrizar’, correndo atrás de jabás como se fossem ouro, há os blogs das já pseudo-virtuais-celebridades e há, infelizmente, blogs sem nenhuma essência original, com conteúdo deliberadamente copiado e vazio. Mas não vejo mal nenhum nisso, cabe ao leitor ser seletivo e escolher os que mais agradam ou combinam com seu estilo.

    E como tudo no mundo, os blogs também estão girando em torno do dinheiro. Blog com muito acesso é bom para as marcas: o blogueiro ganha seu dinheirinho e cada um que crie o seu critério de escolha dos anunciantes, cada leitor que ‘compre’ ou não a idéia do que vê anunciado ali. Não dá pra tratar o expectador como idiota, ele vai perceber se aquilo soa verdadeiro, se o produto é bom mesmo ou não. Ele sabe tirar suas conclusões. Taxar quem faz publipost como alguém que está iludindo o leitor é leviano. A publicidade funciona assim mesmo.

    Agora, em relação a conteúdo e à suposta irritabilidade dos jornalistas, eu não entendo também. Vejo a ascenção dos blogs muito mais como ameaçadora para outros veículos de publicidade do que para os jornalistas. Como você mesma disse, há lugar pra todo mundo e profissional que se preze e que tem conhecimento tarimbado não precisa se sentir insultado ou ameaçado por nada disso. Afinal, vivemos num país onde a liberdade de expressão existe. Ainda, né? Um beijo enorme!

  48. Fernanda permalink
    abril 21, 2011 10:09 am

    Sou sua fã, adoro seu blog . Mandou muito bem

  49. Bianca Garcia permalink
    abril 21, 2011 12:07 pm

    Bel, curioso, é a segunda vez que visito o blog em um curto espaço de tempo e pego as coisas assim, de surpresa… Eu não tenho a menor ideia de que discussão é essa… É engraçado chegar aqui e ver que o “circo está pegando fogo”. Concordo com o que escreveu e sempre parto do princípio da facilidade no acesso à informação. Gosto de blogs simples, gosto da simplicidade nos blogs.

    Beijo pra vc!

  50. abril 21, 2011 12:35 pm

    Dito e certo!

    Até mesmo nos “blogs profissionais” o mais interessante é a liberdade editorial que a pessoa encontra ali para falar de maneira pessoal sobre moda. E, definitivamente, não há porque competir por espaço. Nós, leitores, é que vamos juntar ou separar as fontes de informação e construir nosso próprio conhecimento! Viva a diferença!

    p.s.: e parabéns pelo blog. Acompanho há tempos e vejo seu crescimento com orgulho de mineira!! hehe

  51. Roberta permalink
    abril 24, 2011 3:57 pm

    Lindo! Parabens!

  52. Dili permalink
    abril 24, 2011 11:41 pm

    Sabe o que me chateia, como leitora?
    Antes da resposta vou justificar uma opinião, tem espaço para todas! Até as mega editoras de moda começaram em algum lugar e já foram novatas, já estiveram no papel de ‘estagiária’ de moda. Tenho lido vários blogs de meninas de BH, o seu, inclusive, mas sou do sul. Venho ler pq gosto do que vejo, e vou continuar indo e vindo e penso que essa moda hora mais despojada, hora elegante, outra eclética e descomprometida com as grandes marcas são o nosso ponto de apoio. ‘Nosso’, me refiro a geral. Linguagem fácil, soluções e moda de gente normal.
    E o que me chateia meeeeeeesmo? A pessoa escrever o português errado e achar que está arrasando, tipo uma “amiga” que se acha “chic” e escreve os tempos verbais como uma criança de primário.
    No mais, absolutamente todas tem seu público e eu sou daqui e dos que me sinto à vontade.

  53. abril 25, 2011 2:09 pm

    Arrasou Bel, também tenho um blog e curto de montão, meu hobby….Então procuro postar o que “Eu” acho interessante de tudo que leio sobre moda e outros na net, independente do que OUTROS acham….isto é fazer um blog, dá sua opinião pessoal sobre o que quiser, acertando e errado, somos humanos! =D
    Generalizar, pra que, se somos indivíduos e únicos, o erro está ai!
    bjokas,

    Elida

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <pre> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>