Pular para o conteúdo

audrey hepburn

maio 6, 2011
por Bel

Essa semana – dia 4, para ser mais exata – a incrível Audrey Hepburn estaria completando 82 anos se o câncer não a tivesse levado em 1993. Sempre pensei em fazer um post com meus filmes preferidos dessa atriz tão especial, e resolvi fazer agora para homenageá-la nessa data quando o mundo inteiro se lembrou dela. O que achei estranho foi a falta de posts sobre o assunto nos blogs que visito frequentemente. Posts sobre a exposição de McQueen em Nova York? Alguns. Posts sobre o baile do Met? Centenas. Posts sobre o casamento real? Milhares. Todo mundo adora postar o que todos os outros blogs estão postando, mas para falar de Audrey que, com certeza, seria a resposta de pelo menos uma dúzia de blogueiras para a pergunta “Quem é seu ícone de estilo?”, todo mundo pareceu se esquecer. Bom, eu não me esqueci, e talvez esteja até mais ligada a datas e coisas relacionadas ao cinema por gostar tanto desse assunto. Mas Audrey não foi apenas uma atriz, ela extrapolou as fronteiras das telas assim que mostrou ao público seus olhos amendoados pela primeira vez. Aqui estão alguns dos meus filmes preferidos dessa personalidade única (e uma das minhas escolhidas do TCC, lembram?):

Em seu primeiro papel de protagonista, a princesa Ann em “A Princesa e o Plebeu”, Audrey recebeu a primeira indicação ao Oscar, e levou a estatueta logo de primeira. No filme, a princesa Ann se cansa de seus afazeres reais e resolve sair incógnita por Roma, onde conhece o jornalista bonitão Joe Bradley (Gregory Peck). É uma história fofa e bem romântica, e partir desse filme Audrey alcançou o status de estrela de Hollywood. Entre os meus preferidos, esse é o que eu menos gosto, acho a trama um pouco boba demais. Mas vale pelo entretenimento, pelo figurino e pelas locações maravilhosas.

Acho que esse é o meu filme preferido dela, mas é tão difícil escolher um só! Sabrina Fairchild, a personagem-título, é a filha do chofer da família Larrabee, e sofre de uma paixão platônica pelo patrão David (William Holden). Para esquecer sua paixonite, o pai de Sabrina a envia para Paris para aprender culinária, e, quando volta, seu querido David passa a olhá-la com outros olhos. Quem também se interessa pela moça é o irmão mais velho de David, Linus (Humphrey Bogart). Adooooro esse filme, já até falei dele aqui!

Filme preferido de fashionistas no mundo todo, “Bonequinha de Luxo” é um dos filmes mais memoráveis – se não o mais – no universo da moda. Todo mundo conhece o famoso vestido preto de Givenchy, a copiadíssima foto da piteira, o incrível colar de pérolas e o gato que não tem nome. Eu adoro o filme, apesar de ter implicância sem fim com filmes que não são fiéis aos livros que deram origem ao roteiro. Como vi o filme antes de ler o livro, tá tudo certo! Hehehehe Porém esse não é o meu preferido, nem pelo figurino. Audrey tem outros filmes que na minha opinião são bem melhores que esse (praticamente os outros quatro desta listinha). Mas é daqueles filmes que todo mundo devia assistir! (Em tempo: minha cena preferida é a que ela canta “Moon River”. Linda!)

“Charada” tem uma atmosfera hitchockiana bem explícita, apesar de ter sido dirigido por Stanley Donen. É um thriller leve e engraçado, com Cary Grant no papel do homem de mil faces Peter Joshua. Na história, o marido de Regina (Hepburn) é assassinado, e ela descobre que ele deixou para ela uma fortuna escondida em algum lugar. Contudo, existem pessoas que sabem desse segredo, e fazem de tudo para tentar encontrar o dinheiro antes que ela o faça. Um ótimo filme, e o bronzeado quase laranja de Grant é um show a parte.

“Como Roubar um Milhão de Dólares” também está no páreo duro para ser considerado meu filme preferido de Audrey. Também já falei dele antes, nesse post aqui. Curiosidade: o par dela no filme, Peter O’Toole, é o velhinho Papa Paulo III de The Tudors! Dentre todos os filmes da carreira dela, esse, para mim, é o que tem o figurino mais sensacional (de Givenchy, claro!).

Enfim, esses são os filmes que mais gosto da eterna Audrey! Agora quero saber de vocês: quais são os seus preferidos?

Be the first to like this post.
4 Comentários leave one →
  1. Gabi permalink
    maio 6, 2011 7:15 pm

    aaah Isabel, como pode fazer um top top de Audrey e não incluir Funny Face? hehehe
    de longe meu preferido, aquele clima de Paris, de fotografia, as cenas musicas, acho tudo incrível!
    Adorei o post e sua “crítica” aos blogs, te digo que amo cinema e Audrey (e Hitchcock, ok) mas nem me liguei no aniversário dela :( . Mas foi só ver esse post pra encontrar minha listinha dos filmes dela que faltam, vou correndo assistir uns (L)

  2. Ana Paula permalink
    maio 6, 2011 9:07 pm

    Ai Bel, nossa… fiquei mt feliz de ver esse post aqui, muito mesmo!
    Sou super fan da Audrey, além de ter sido uma perfeita atriz, completa em tudo, era tb um exemplo de pessoa, sempre envolvida em questões sociais. Na minha opinião, só perde para Greta Garbo, que é minha maior inspiração, a coisa mais linda e ryca do cinema! rs(identificação pessoal haha)
    Adoro todos esses que vc postou, e incluo ainda ‘My fair Lady’. Muitas pessoas já me falaram não gostar desse filme, mas eu amo. Acho muito digno, o figurino então… impecável!
    Beijinhos!

  3. maio 7, 2011 12:58 am

    Oi florzinha!!!
    quase chorei ou morri de raiva ao ler esse post e lembrar que não fizemos aquele ensaio fotográfico que tanto tentamos marcar.Mas nnao faltarão oportunidades assim que eu voltar da Asia.AMO seu blog,cada dia mais e mais…Deleto sempre todos os meus emails,mas sempre deixo os do seu blog,para quando chegar em casa,abrir e poder ler e olhar as fotros com calma.Tambem sou apaixonada pela Audrey,ainda mais por toda a historia de vida dela.
    Mas com certeza pra mim o melhor filme da lista(pq confesso ainda nnao ter assistido todos os filmes dela) é o How to steal a Million.Ela,como sempre está uma graça nesse filme,que tem toques perfeitos de comédia.Os figurinos são absolutamente INCR´IVEIS!!!!E o Peter O t’oole,quem diria que ele era esse(como diriam antigamente) pão.Um tudo de bom!!!!!!Bonequinha de luxo acho que é muito superestimado,na minha humilde opinião.Claro que é um clássico.Mas o filme para mim se destaca pela atuação dela como uma garota leviana que fala sem parar.O resto não é tão marcante assim…Mas nesse filme percebe-se como ela é uma boa atriz cheia de espontaneidade…
    Bem,essa é a minha opinião…
    continue assim e falando muito de cinema.Adoorooo!!!!
    beijo grande linda

  4. Olivia permalink
    maio 7, 2011 5:49 pm

    Olá!

    Um filme muito legal com a Audrey e Shirley MacLaine é um que em português virou “Infâmia” (ou algo assim) e em inglês é “The Children’s Hour”. É bem interessante porque toca na questão da homossexualidade, sendo a Audrey apaixonada pela Shirley. Achei tão insólito que um filme da década de 60 falasse sobre um tema tão tabu da época… Em tempo: as duas, pelo que li, foram meio que jogadas no limbo de Hollywood depois disso, muitas críticas. Tanto que pouca gente conhece o filme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <pre> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>