Pular para o conteúdo

adeus, arezzo

abril 18, 2011
por Bel

Há tempos queria uma certa bota. Procurei, procurei, e apenas encontrei na Arezzo. Sim, a mesma marca que causou revolta em muita gente (inclusive eu) ao usar peles de coelho, raposa e carneiro em sua nova coleção. Na ocasião, tinha um certo tempo que não me lembrava dessa iniciativa da marca, que vi pela primeira vez nesse post. Acabei fechando os olhos (na verdade nem me lembrei disso, que horror) e comprei o calçado. Depois, comecei a refletir e achei que era necessário eu dizer com todas as letras o que penso sobre o assunto, para que ninguém que entra aqui ache que eu compactuo com o que essa marca faz, porque não é o caso. Eu desprezo e abomino quem mata animais pelo único e simples objetivo de satisfazer desejos de dondocas. De agora em diante, prestarei mais atenção ao que compro para não ferir meus ideais em nome do consumismo, porque não vale a pena meeesmo, né?!

Não quero entrar em discussões do gênero: “couro também é pele”, pois esse argumento falho tem como base uma indústria onde se aproveita quase tudo do animal, e que tem como principal objetivo ALIMENTAR. Matar milhares de raposinhas simplesmente para satisfazer desejos de madames é crueldade, desumano. Tirar a pele dos animaizinhos e jogar os corpos fora, como lixo, é indescritível, e justamente numa época onde o mundo todo caminha rumo à consciência ecológica. Gostaria muito de, um dia, não mais usar couro nem comer carne, mas acho que ainda estou um pouco distante desse nível de evolução. Tenho pena das vaquinhas também, pena dos frangos, dos porcos e de todos animais que morrem por nossa causa, seja para qualquer fim.

Só sei que não mais comprarei nessa loja, porque é o pouco que posso fazer para mostrar minha revolta. Então, Arezzo, com esse sapato me despeço. De ti, quero distância. Os pares que já tenho com esse nome impresso na sola, usarei, comprei porque gostei, mas não mais respeito essa marca.

Peço desculpas pelo cunho político do post, que não é nem será comum da minha parte. Mas desde que li sobre a ação dessa marca, revoltei-me. Não posso simplesmente postar o look do dia aqui e fingir que estou de acordo com o que a marca ostenta. Acho errado, acho horrível, e só queria que todos soubessem que é essa a minha opinião. Não é só de sapato bonito que se constitui uma marca, mas também de idéias e valores. E, de agora em diante, que fique bem claro que meus valores diferem muito dos deles.

Voltando ao que interessa, vamos ao look ;)

Camisa: Hermanas

Short: Renner

Bolsa e colar: Mercado (presentes do meu amor <3)

Pulseira: Accessorize

Be the first to like this post.
37 Comentários leave one →
  1. abril 18, 2011 2:42 pm

    Bel, compartilho todo o seu desprezo pela Arezzo, até rima! hahaha
    É um absurdo uma marca tão conceituada, tão conhecida, nos tempos de hoje onde é tudo é preservação, aprontar uma palhaçada dessa.
    O nosso “mínimo a fazer” (não comprar mais nada lá, não divulgar mais a marca, é de grande valia, pois hoje em dia qlqr marca cresce demais com a ajuda dos blogs/twitter.

    Lindo o look :)

  2. debora leite permalink
    abril 18, 2011 2:47 pm

    bel, tbm fiquei indignada com a Arezzo. Otimo post!
    beijoss

  3. abril 18, 2011 2:58 pm

    Bel, não querendo dar uma de “moralista”, não acho ruim usar o couro do boi pra fazer jaqueta, pois a carne, os ossos e tudo mais do boi está sendo usado pra satisfazer uma necessidade humana fundamental. Mas acho sim um absurdo usar raposas, por exemplo, pra fazer casacos com as peles. Mesmo porque eles só usam a pele e jogam a carne fora… Aff…

    Beijos da Paty

  4. Joana Ricci permalink
    abril 18, 2011 3:11 pm

    É isso ai amiga!!! Tambem to com nojinho da Arezzo! Nada justifica o que eles fizeram, nem a desculpa de que é para se proteger do frio eles tem, pois não temos frio para isso aqui! Mas falando do seu look, ta linda amiga, a bolsa é linda e a Bota apesar de tudo também é linda de mais.
    Bjos
    Te amo

  5. Veruska permalink
    abril 18, 2011 3:13 pm

    è um retrocesso da Arezzo…. e cá pra nós, não acho que ela tá com essa bola toda não…..

  6. Amanda permalink
    abril 18, 2011 3:44 pm

    Geralmente não comento em blogs, apesar de ler vários com frequência, mas me deu vontade de expressar que concordo muito com você nesse post. Já achava um blog sincero, real, sem essas babaquices de blogs famosinhos de dondocas e agora ao ler sua opinião, subiu mais ainda no meu conceito.
    Só para elogiar mesmo seu bom gosto e suas opiniões. Parabéns.
    Beijos

  7. Lívia Maia permalink
    abril 18, 2011 3:45 pm

    Bebel, concordo plenamente! Ridícula atitude…compartilho da mesma opinião que você!
    Beijos!

  8. Andressa permalink
    abril 18, 2011 4:22 pm

    Oi Bel
    Parabéns atrasado!!!! =)
    Você sabe qual o site dessa marca Mercado ou aonde encontro?
    Moro em São Paulo.
    Colocar “Mercado” no google fica difícil…rsrsrs
    Bjos

  9. Thaís permalink
    abril 18, 2011 4:40 pm

    Já tenho uma certa tendência a buscar soluções “ecológicas” para meu consumo e depois dessa peguei antipatia da marca. E olha que a maioria das sandálias que melhor calçam meus pés é de lá. Realmente é uma pena. Mas não gosto de compactuar com o que não concordo. Infelizmente, me perderam também.
    Quanto ao look, amei a blusa vermelha, o pingente, a bolsa. Está linda. Bjs.

  10. abril 18, 2011 5:38 pm

    Muito bom esse post.
    Esse é o nosso papel enquanto consumidores.
    ;]

  11. abril 18, 2011 5:42 pm

    Helen, eu vi o pronunciamento da Arezzo, mas isso não muda o fato de que eles fizeram em primeiro lugar, né?! Acho que deviam ajudar alguma ong, fazer algo mais concreto…

    Andressa, Mercado é o nome da loja, uma multimarcas aqui de BH. A marca da bolsa chama Victoria… Acho que se vc googlar mercado savassi vc acha o site! ;)

    Meninas, sei que é um assunto polêmico, mas todo mundo aqui parece ter uma opinião parecida, né?!

    Beijos

  12. abril 18, 2011 5:52 pm

    Amei a blusinha, linda, linda! Mas amei ainda mais o pingente de pássaros! Coisa mais liiiinda! (E abstrai a parte da marca do seu calçado, porque né, ela não merece mais nem ser citada.)

  13. abril 18, 2011 6:35 pm

    Bebel, vc* é muito linda, escreve super bem é tem um namorado de muito bom gosto ! rsrs

    Te amo !

  14. Maria Veiga permalink
    abril 18, 2011 7:22 pm

    Então não pode comer carne de carneiro, se pensar então nem bovina….gente p que este bafafa por causa disto? Agora um monte de posts na internet dizendo Arezzo nunca mais…besteira. A marca é excelente, com produtos de qualidade, confortaveis e alem de lindos…acho mta hipocrisia isto. Se matamos o bicho p comer pq não usar sua pele e tudo mais? Ou então vamos fazer campanhas contra consumo de carne…há um certo exagero em tudo isto.

  15. abril 18, 2011 7:37 pm

    Maria,

    Concordo que alguns pensamentos (inclusive o meu) podem ser extremos e até exagerados, mas é ingenuidade achar que esses animais (raposas, chinchilas, carneiros) vão ser comidos. Não, eles serão mortos e terão sua pele arrancada, e o corpo será jogado fora. Hipocrisia é fechar os olhos para a crueldade só porque “a marca é excelente, com produtos de qualidade, confortaveis e alem de lindos”. Se eu não concordo com a política de alguma marca, me sinto no total direito – e mais, no dever – enquanto consumidora de não querer usá-la. Mas, como eu disse, não vou deixar de usar o que já tenho. A Arezzo já se pronunciou e vai retirar os produtos com pele das lojas, o que demonstra já algum avanço (ainda que eu ache inútil).

    E existem, sim, muitas campanhas contra o consumo de carne. Não sou vegetariana, mas como o mínimo possível de carne, justamente por morrer de dó dos animais. Estou tentando parar, quem sabe um dia consigo? Não quero me incluir no monte de posts da internet fazendo polêmica por conta disso, mas também eu não poderia fazer um post, justamente no ápice de toda controvérsia, com um calçado dessa marca sem dizer o que penso sobre isso. Existem milhões de problemas relacionados a animais em todas as indústrias, e eu não tenho nem como ter conhecimento de todos, mas dos que eu tenho eu vou falar.

    Concordo que é um assunto muito difícil, pois essas indústrias – especialmente a bovina – são enormes e atingem todo mundo, mas de vez em quando é bom se conscientizar de algumas coisas pra tentar, pouco a pouco, mudar nossa percepção com relação a isso. Mas de uma coisa eu tenho certeza: sempre, enquanto eu viver, vou achar uma crueldade infinita matar um animal só por matar, sem utilidade alguma.

    Obrigada por deixar sua opinião :)

    Beijos

  16. abril 18, 2011 7:38 pm

    Ah, e só pra constar: não como carneiro nem nenhuma outra carne de caça!

  17. angela permalink
    abril 18, 2011 8:02 pm

    Concordo com sua postura. Se todo consumidor tiver a consciência dos seus atos, a tendência é de muitas marcas prestarem mais atenção no seu papel na sociedade.
    Concordo tbm do fato de consumirmos carne e o couro, se a gente não usar, vai servir pra poluir o ambiente, então, até se justifica o uso do couro.
    Qto aos animais como coelho, chinchila e outros, realmente o uso de peles é total crueldade com estes bichinhos, pois eles arrancam a pele com eles ainda VIVOS!!!! e depois…
    Parabéns pela sua iniciativa, compactuo com ela e espero que sirva de alerta para os consumistas alienados, que só querem saber de comprar por comprar e ostentar.
    É isso aí

  18. abril 18, 2011 8:05 pm

    Eu nunca comprei sapato na Arezzo e agora com certeza nem mais cobiçarei suas peças. O homem se diz um animal com princípios e preceitos éticos, mas não é isso que demonstra com suas ações, com esses atos de covardia (você sabia que 14 gatinhos foram mortos brutalmente na UFMG? Alguns foram decaptados e outros estavam sem a pele). Que homem é esse que não respeita seus iguais? Porque sim, somos iguais e temos todos direito à vida, ao carinho e principalmente ao respeito.
    Também não sou iluminada com o dom de não usar couro (apesar de não possuir nenhuma peça, já usei) e nem muito menos sou vegetariana, mas tenho sim dó dos pobres animaizinhos.
    Concordo com tudo que você disse e admiro ainda mais o seu blog e a sua pessoa depois do seu texto.

    O look está lindíssimo. As Always…
    Beijos

  19. abril 18, 2011 8:15 pm

    Nanda, assino embaixo do que vc disse. Sim, somos todos iguais e temos igual direito à vida, o ser humano é muito prepotente a ponto de achar que é mais importante que os outros animais do mundo.

    Angela, temos que começar de algum lugar, não é?! Quem sabe as coisas não melhoram o futuro?

    Beijos

  20. abril 18, 2011 8:44 pm

    Concordo com tudo que vc escreveu! Acho que todas expressaram muito bem suas opiniões e fico feliz que a maioria opta pelo bem. Não somos iluminadas ainda, mas criar consciência e dar o primeiro passo já faz muita diferença.
    Lindo look!

    Beijos
    Ana

  21. Caroline permalink
    abril 18, 2011 9:46 pm

    Bel,
    Parabéns pelo seu post, acho que muitas pessoas colocam a vaidade antes de seus valores.
    Sou vegetariana, não uso nada de couro e sou protetora de animais e acho um absurdo tirar a vida de um ser somente por vaidade.
    Fico feliz, pois toda essa polêmica mostra que os consumidores estão pensando melhor antes de adquirir certos produtos.
    Adorei o post e independente da pessoa ser ou não vegetariana os pequenos passos fazem a diferença
    beijos

  22. Rizia permalink
    abril 19, 2011 12:32 am

    O pior de tudo isso que nem o boi, que tanto usamos o couro em 1º lugar nos alimenta. É triste o que vou falar: o gado em que se faz corte se estraga o couro, e o gado em que se utiliza o couro é abatido de forma em que não se aproveita a carne.
    Eu, em particular uso o mínimo possivel de couro em bolsas e sapatos. Jaquetinhas nem pensar!!!!!!
    É triste mas é verdade.
    Temos que dar sempre preferência ao couro ecológico…
    Lembro-me uma vez em que comprei uma jaquetinha de couro ecológico na Zara e uma amiga falou:
    -Nossa vc pagou isso tudo e nem é couro verdadeiro?
    E eu respondi…
    - sim comprei justamente por NÃO ser couro verdadeiro.
    Pois nunca tinha achado uma jaqueta que gostasse em couro ecológico. Pois couro verdadeiro me recuso a usar.

  23. abril 19, 2011 9:52 am

    Rizia, que triste saber disso! Eu também uso muito mais couro sintético do que o verdadeiro, e depois dessa descoberta vou usar menos ainda!

    Obrigada! Beijos

  24. abril 19, 2011 10:38 am

    Triste ver a Arezzo num ato de tamanho retrocesso…
    Mudando de assunto, amei o look. Tenho deste colar de passarinhos pra vender!
    bJUssssssss
    Ju Moreira
    http://juliannemoreira.blogspot.com/

  25. Camila permalink
    abril 19, 2011 12:06 pm

    Concordo com tudo o q vc disse. Fiquei ainda mais pasma qdo li a entrevista do dono na Folha: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/904393-uso-de-pele-animal-e-tendencia-defende-presidente-da-arezzo.shtml . É um boçal, certamente não o sustentarei mais. A Arezzo era uma das minhas marcas preferidas, mas não olho nem mais a vitrine. Em tempo: a Schutz tb pertence à marca. Espero que não comprem mais a Santa Lolla.

  26. Mariana Brandão permalink
    abril 19, 2011 1:37 pm

    Oi Bel! Leio sempre seu blog, mas é meu primeiro comentário aqui!

    Parabéns pela iniciativa do post, que não é só mais, de “um monte de posts na internet”. Acho que [e sua consciência falando, e você tomando a atitude certa, de além de dar adeus à marca, publicar isso no seu blog pessoal, e divulgando mais ainda o absurdo cruel feito pela Arezzo.

    Sou vegetariana, e couro pra mim, só os sintéticos mesmo..rsrs..fico feliz de ver que as pessoas estão pensando mais, em como aquele sapatinho lindo, ou aquela bolsa chegou ali na vitrine =o)

    Bjo

    Mari Brandão

  27. Joana Ricci permalink
    abril 19, 2011 5:16 pm

    Nunca liguei para couro de verdade, e agora com o que a Rizia contou não quero nem saber de couro. Existem couros ecológicos de excelente qualidade, e o preço do couro verdadeira esta cada vez mais abusivo, alem de maltratar os animais não faz a menos diferença pra mim ser de verdade prefiro muito mais o de mentira!!!!

    Bjos Amiga linda
    Aos pouquinhos a gente vai mudando esse mundo cruel.

  28. Maria Veiga permalink
    abril 19, 2011 9:06 pm

    Ola Bel! desculpa voltar ao assunto mas hoje em minhas andanças pelos blogs achei um post de hoje 19 de abril, que expressa exatamente o que penso sobre o assunto. Gostaria de compartilhar com vc. abraço
    http://trendmenu.blogspot.com/

  29. abril 19, 2011 11:22 pm

    Nossa! Que lindo seu site! bjs

  30. abril 19, 2011 11:36 pm

    Maria, achei super inteligente o texto, e até concordo em partes. Mas também acho que a gente precisa começar a se conscientizar de algum lugar, e eu achei a questão da pele um bom ponto de partida para isso. E sim, é preciso mudar todo o nosso pensamento, o que pode ser bem difícil quando a gente gosta e consome moda (como bem disse a autora do texto). Espero conseguir me manter nessa batalha em favor do consumo consciente, e isso pode ser difícil.

    Não se preocupe em voltar ao assunto, o espaço está aqui é pra isso mesmo, pra gente discutir :)

    Obrigada por dividir sua opinião conosco!

    Beijos

  31. abril 20, 2011 12:07 am

    Bel, procurei MUITO uma bota assim e só encontrei na arrezo também.
    Mas acabei não comprando (e nem vou comprar)
    Esta situação é muito complicada, mas eu fiquei ainda mais perplexa com a resposta do diretor da marca, dizendo que matam as de criadouro e não as que ja estão na vida selvagem.
    Qual a diferença??

    Vc linda, como sempre.
    Um beijo

  32. Gabriele Barczak permalink
    abril 20, 2011 2:02 pm

    meee conta quanto pagou na sua botinha,
    ela é linda, mais realmente a atitude da marca é péssima.

    Obrigado

  33. abril 20, 2011 2:08 pm

    Gabriele, ela custou R$279. Sou mais a Santa Lolla hehehe ;)

  34. abril 21, 2011 2:31 am

    “…carne, os ossos e tudo mais do boi está sendo usado pra satisfazer uma necessidade humana fundamental”. Não sou vegetariana, mas carne não é uma necessidade humana ‘fundamental’ e sim opcional – podemos viver muito bem sem ela.

  35. abril 21, 2011 2:41 am

    não sei qual declaração do presidente da Arezzo foi mais risível, dizer que ‘pele é tendência internacional’ (oi, quem falou em pele NATURAL, nunca ouviu falar em ‘faux fur’? pega o dicionário inglês-português meu filho!) ou que as peles são ‘devidamente regulamentadas e certificadas, cumprindo todas as formalidades legais que envolvem a questão”. é nisso que dá deixar o ego subir à razão e se achar a grife suprema da cocada brasileira.

Trackbacks

  1. Maxi laço! « Im Golden

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <pre> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>