Pular para o conteúdo

diretores favoritos: tim burton

31/01/2011

Oba, voltamos ao ritmo normal de posts! Durante as férias, tive a ideia de fazer uma série de posts com meus diretores e respectivos filmes preferidos. Sempre me crucifico por não falar mais de cinema por aqui, porque depois de moda é a coisa que mais amo na vida… Mas agora vou compensar o tempo perdido ;)

Vou começar pelo começo e falar do Tim Burton, que é quem tem mais filmes entre os meus favoritos. Pode até parecer clichê e sei que de uns anos pra cá ele andou ficando mooointo hype, porém eu gosto demais dele e não posso deixar de falar da sua obra.

“Os Fantasmas se Divertem” foi o primeiro filme que assisti dele, e me fascinou aquele mundo surreal e sem sentido. É a história de um casal (Alec Baldwin e Geena Davis) que após morrerem em um acidente de carro, viram fantasmas e tentam assombrar os novos moradores de sua casa. Para isso eles contam com a ajuda do impagável Beetlejuice (Michael Keaton), que acaba mais atrapalhando do que ajudando. Cena preferida: todos dançando “Day O” em volta da mesa de jantar (uma das minhas cenas preferidas da história!)

“Edward Mãos de Tesoura” marcou o início da parceria com Johnny Depp que já dura mais de duas décadas. Um dos filmes mais famosos do diretor (e que mais passou na Sessão da Tarde), conhecido e querido por milhões de fãs pelo mundo. Como não se apaixonar pela história do garoto órfão (Depp) que tem tesouras no lugar de mãos e cai de amores por uma adolescente “normal” (Winona Ryder)? Cena preferida: Quando Peg (Dianne Wiest) entra pela primeira vez na mansão do inventor.

“Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas” é um dos filmes mais lindos da vida! Will Bloom (Billy Crudup) nunca gostou de todas as histórias fantasiosas que seu pai, Ed (Albert Finney) contou durante a vida. Entretanto, no tempo certo, Will descobre que as histórias maravilhosas não eram assim tão irreais. Ewan McGregor faz o jovem Ed em suas andanças pelo mundo.

Clique para ver mais filmes:

“A Fantástica Fábrica de Chocolate”, remake do clássico infantil dos anos 70, conta mais uma vez com Johnny Depp no papel principal. Só mesmo Tim Burton para transformar a já fantástica fábrica de chocolate em um mundo ainda mais fantástico! Lindamente retratado e colorido, esse filme nos faz todos sonhar com nossa infância. Não consigo selecionar apenas uma cena favorita, todas as cenas dentro da fábrica são sensacionais.

“A Noiva Cadáver” é o filme de stop motion mais perfeito já feito, na minha opinião. A história do tímido Victor que se casa sem querer com um cadáver é engraçada e sombria, e reflete inteiramente a personalidade de seu diretor. Apaixonante!

“Alice no País das Maravilhas”, o filme mais antecipado da carreira de Tim Burton, conta com elenco de peso: Johnny Depp, Helena Bonham Carter (até aí nenhuma novidade), Anne Hathaway, e as vozes de Michael Sheen, Alan Rickman e Timothy Spall. Nesta história, Alice (Mia Wasikowska) tem 19 anos e volta ao país das maravilhas sem sequer se lembrar que já esteve lá. O furor causado pelo filme repercutiu inclusive na moda, com coleções e editoriais inspirados no universo fantástico criado por Lewis Carroll e visualizado por Burton. Não é o meu preferido, mas não deixa de ser visualmente incrível!

 

Além desses títulos (meus preferidos), Tim Burton também já dirigiu “Batman” (1989), “Batman – o Retorno” (1992), “Ed Wood” (1994), “Marte Ataca!” (1996), “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça” (1999), “Planeta dos Macacos” (2001) e “Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (2007).

8 Comentários leave one →
  1. 31/01/2011 12:14

    AMEI o post!
    Já ansiosa pelos próximos diretores!

  2. 31/01/2011 12:38

    Aiii que máximo Bel..
    Amei.. Os três trabalhos são perfeitos.. Não sei em qual ordem ficaria…
    Mas os filmes são ótimos mesmo!!

    Bjuzz e vem me visitar!!

  3. 31/01/2011 14:41

    A parte que mais gosto no filme ” “Os Fantasmas se Divertem” é no finalzinho…Qd ele está numa sala de espera e tenta trapacear roubando a senha de uma figura de cabeça pequena. Aí a cabeça dele vai encolhendo e é quando ele fica igualzinho ao outro!
    hahahaha
    Adoooooooro esse filme!
    Não canso de assitir.

    beijos

  4. 31/01/2011 15:49

    Também adoto Tim Burton, principalmente os filmes com o Johnny Deep!

    Meus preferidos… ai é tão dificl escolher!

    Mas amo A lenda do Cavalheiro sem cabeça, Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
    e Mãos de tesoura.

  5. 31/01/2011 17:08

    Tim Burton é ídolo demais.
    Amo muito todos os filmes que você citou e os outros também!
    E estou chocada como ainda não conhecia seu blog: amei muito!

  6. Médelin Link Permanente
    31/01/2011 19:20

    Sempre visito o seu blog, mas nunca comentei…
    Mas com o post do meu diretor favorito ever nao aguentei.
    Meu primeiro filme foi The Nightmare Before Christmas (O Estranho natal de Jack), não é dirigido por ele, mas produzido e escrito. Vi quando era novinha, foi alugado pela minha mae. Lembro que me apaixonei irremediavelmente por cinema aquele dia e mais tarde pelo Tim Burton.
    Amo a estranheza (eu e o House acreditamos que a normalidade é superestimada… kkkk) e o coloridos dos seus filmes. Me faz sentir em casa e There`s no place like home!
    Esse continua sendo meu filme preferido até hj. O unico preferido na verdade. Cinema pra mim é igual garotos e comida. Muitas opções maravilhosas pra ficar só com um preferido.

    • 31/01/2011 23:45

      Médelin, amei seu comentário! Sabe que o House é meu ídolo, né?! Amo!

      Também amo de paixão Nightmare Before Christmas, tenho um poster gigante no meu quarto e um bonequinho do Jack que balança a cabeça hehehehe Mas não citei porque como vc disse, não foi dirigido por ele e eu queria realmente focar na direção.

      Tem razão, é muito difícil escolher um filme preferido só! Obrigada por comentar! Adorei :)

      Beijos

  7. 01/02/2011 9:06

    Nossa.. Big Fish pra mim é o melhor filme do mundo…
    adorei o post…

    bjokassssssss

comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s