Pular para o conteúdo

coração dourado

julho 29, 2010
por Bel

Gente, eu amo o Brasil, amo o Rio de Janeiro. Acho que somos o país mais lindo do mundo, e podíamos muito bem ser o melhor. Infelizmente somos incivilizados e mal-educados (tô em dúvida quanto ao hífen :P ) e ainda não aprendemos a lidar uns com os outros. Culpa da pobreza e imensa desigualdade social que povoa nossa linda e grande terra. Uma enorme pena, se querem saber, mas acredito que isso ainda seja reversível.

Bom, quem me segue no twitter sabe que esse discurso tem motivo: momentos depois de tirar estas fotos, um ladrão veio para cima de mim de bicicleta e arrancou meus dois colares do pescoço. Dei sorte, ambos eram sem algum valor monetário, e tinha comigo meus óculos e minha bolsa cheia de pertences que – graças a Deus –  não chamaram a atenção do dito-cujo. (Olha a cara de gringa em plena Copacabana, achou que era joia!) Estávamos almoçando por ali e resolvi atravessar a rua para tirar algumas fotos na praia. Quando atravessava a avenida de volta, perdeu preibói! _____ ______ ______ ____ (Insira todos palavrões existentes aqui)

O mais chato, além do sentimento de violação e de revolta, é que o cordãozinho dourado foi uma herança de família. Querem saber? Então senta que lá vem história hehehehe

Quando minha mãe era pequena, morava na casa dela uma senhora que cuidava de tudo e de todos, era uma segunda mãe para ela e meus tios. Ela não saía de casa nunca, não tinha família nem outra vida fora daquela. O nome dela era dona Bel. Quando minha mãe tinha 17 anos, minha avó mudou-se para Paris para fazer doutorado, levando consigo os filhos que ainda moravam em casa. Dona Bel ficou muito deprimida, toda a família que ela conhecia tinha saído dali e ela não via mais razão para viver. Quando meu pai foi para a França encontrar minha mãe, levou um recado de D. Bel, que mandou avisar a todos que solidão também matava. Pouco tempo depois, sem surpresa, ela faleceu, e minha mãe prometeu a si mesma que quando tivesse uma filha, se chamaria Isabel. Os anos se passaram, Isabel nasceu, cresceu e criou um blog. (Piada #fail) Minha avó achou algumas bijoux que pertenceram à d. Bel, poucas coisas sem valor algum, e resolveu que eu era a mais indicada para receber tais coisas. O cordão com pingente de coração era meu preferido, e usei em inúmeras ocasiões (vide milhares de looks).

Espero que não tenha cansado vocês com meu testamento, mas se eu não contasse essa história agora, jamais contaria! Vão-se os colares, ficam os pescoços e as lembranças. FIM! hehehehehe

(Fim da carreira de novelista de Isabel Borges —–)

Voltando ao assunto do blog, o que o ladrão não levou:

Camiseta: Marisa

Short: Renner

Lenço: comprado em Paris

Pulseiras: Accessorize

Óculos: Ray Ban

Bolsa: MNG

(O outro colar era da C&A)

Be the first to like this post.
26 Comentários leave one →
  1. julho 29, 2010 10:09 am

    É… esse mundo tá cada vez mais difícil! Eu sempre vou ao Rio (minha família é de lá..) e sempre quando vou sempre fico com aquele medinho.
    É péssimo isso.
    Principalmente na orla da praia, sempre tem aqueles pivetezinhos sempre procurando alguém para atacar.
    Isso é decepcionante em uma cidade maravilhosa como o Rio de Janeiro.

    Beijooos

  2. julho 29, 2010 10:12 am

    ôoo que história mais triste!! Abuso desses fdp do RJ, não só do Rio, claro, mas de todos deste país! Bj.

  3. julho 29, 2010 11:11 am

    Mas jura que o cara achou que colares desse tamanho seriam jóias??? Gente…não precisa ser muito esperto prá saber que hj em dia ninguém usa colares de ouro desse tamanho (acho que já nem existe mais prá vender). Os colares são pequenos e discretos (fora os de red carpet, mas aí não conta). Affff…além de ladrão é burro. Impressionante mesmo!

    Mas sim…”da cor do verão” (igual a minha), de RayBan e turbante…cara de gringa feelings facts.

    Beijo Bel!

  4. julho 29, 2010 11:42 am

    foi bem triste e chato mesmo, pra mim qqer coisa que me tiram(roubam) ja e motivo de ficar mt triste mesmo, porque eu valorizo mt as minhas coisas, uma coisa e vc dar pra alguem outra e alguem levar de vc ne, entendo o valor que isso tinha pra vc, felismente foram so os colares e vc ta bem ne? bjos

  5. Joana Ricci permalink
    julho 29, 2010 12:15 pm

    Ai amiga muito chato isso! Só não posso dizer que fiquei chocada pq todo mundo sabe que isso vira e mexe acontece por aqui (não só no rio como em muitas outras cidades do nosso lindo Brasil)! Mas não fique muito chateada, coisas melhores virão e espero que tempos melhores também estejam por vir!
    Mudando de assunto eu que estive com vc neste dia posso garantir que sua roupa estava linda! Como sempre heheheh!!!
    Bjos amiga te amo!!! E já estou com saudades!!!

  6. julho 29, 2010 12:43 pm

    Nossa, só fui uma vez ao Rio. Minha irmã comentou comigo ontem que quer ir com os filhos! Vou falar pra que todo cuidado é pouco! Bjs!

  7. Babi permalink
    julho 29, 2010 1:00 pm

    Bel, eu como carioca e que AMA o Rio, peço sinceras desculpas a você.
    Que esse episódio não seja o marco dessa sua passagem pela cidade que, apesar de tudo, é e sempre será maravilhosa.
    Bj

  8. Pollyana permalink
    julho 29, 2010 1:45 pm

    Nossa fiquei arrasada com essa historia…
    Mas mudando de assunto vc esta linda..
    Bjos.

  9. julho 29, 2010 2:18 pm

    snif. dói muito quando perder objetos de valor sentimental, não é? eu que ando muito à pé e distraída (hehehehe), qdo vou sair sempre penso no que usar.. e a violência dificulta na liberdade de me vestir. =( mas enfim, não podemos ficar apegados e a bens e devemos é acreditar na mudança (olha o discurso político.. hehehe), contribuindo como pudermos para o fim disso. outro dia numa aula de dtos humanos, a minha prof. fez uma colocação que traduziu o meu olhar sobre essas pessoas (mendigos, crianças no sinal, trombadinhas etc). ela disse: “ELES já nasceram roubados” e é verdade, nascer na rua, sem escola, sem família, sem lar, é nascer sem perspectiva, sem futuro, sem dignidade. é muito triste. maaaaaaas, façamos cada um a nossa parte que as coisas mudam, dps do ocorrido com vc (muuuuito chato é verdade), fica a memória (inestimável) e o pescoço..
    parabéns pelo blog. ADOOORO o “deviés”

  10. julho 29, 2010 5:55 pm

    Bel, estou chocada! Assim que abri o blog a primeira coisa que vi foi justamente o colar de coração, já tinha dito em postagens anteriores que estou viciada em corações. Fiquei muito triste, dá vontade de correr atrás do “cidadão” e dizer: “para vc não vai valer nada, mas vale muito para mim”. Como se pudéssemos ter 10 segundos de argumentos. Mas, passou! Não fique triste, ok? O importante é que vc lembra com carinho da D. Bel. Beijocas.

  11. julho 29, 2010 5:55 pm

    Ah, esqueci de comentar, espero que ele não tenha te machucado ao puxar os cordões.

  12. julho 29, 2010 6:19 pm

    Bel, revoltante e triste. Revoltante ainda mais, na verdade, por saber que estamos em um país tão desigual (onde um mercedes desfila ao lado de uma criança que não tem nem o que comer) que é uma máquina de fazer delinquentes. Sei muito bem que a miséria e a pobreza não são desculpa para sem-vergonhice, mas, infelizmente, a desigualdade imperante em uma cidade como o Rio causa uma revolta inexplicável em algumas pessoas que resolvem transformar a vida numa teia de crimes a ponto de furtar um pertence que só tem valor para você.

    Esse final de semana tive que ir ao Rio (e digo, tive que ir, pois morei lá por 12 anos e só senti medo, não o verdadeiro prazer de ser carioca) pois era aniversário de 96 anos da minha avó. Ela não mora na Zona Sul e nem em lugar bom. Por causa disso, fui pra lá sem absolutamente NADA, só um par de brinco de bijouteria e a roupa mais velha que eu tinha.

    E eu me senti TAO MAL, mas TAO MAL por ter que prestigiar uma data tão importante para mim, mal vestida e com medo, por que queria evitar chamar a atenção para assaltos. Me doeu o coração ter que ir de calça jeans na missa da minha avó, mas, nao podia ser diferente.

    Pode ser que eu enha exagerado, sim, pode ser, mas moro numa cidade muito tranquila (comparada ao Rio) e sim, eu tenho medo. Não sei se teria, talvez, o mesmo medo no Leblon, em Copa ou Ipanema, mas lá onde eu estava (Irajá) eu tive medo e EU me senti mal e envergonhada por fazer essa desfeita (para mim, é uma desfeita) para a família que tanto amo de paixão.

    E pior, quando chegar em casa colocar minhas joias de volta e dizer: Graças a Deus, o PIOR já passou.

    Gente, o pior?????? Era aniversario de 96 anos da minha avó! Como eu me culpo por me sentir assim, mas eu sou fraca! Muito fraca.

    E a culpa, em parte, é de gente como eu, omissa e covarde, que se despe para não “perder” e dá graças a Deus por voltar ao seu mundo “sã e salva” e pensar: agora isso de novo só daqui há alguns meses.

    Vergonha de mim, vergonha do ponto que o Rio, lugar tão lindo, chegou!

    Um Beijo Bel, fica com Deus.

  13. julho 29, 2010 6:46 pm

    Queridas, muito obrigada por todos os comentários!

    Graças a Deus eu não me machuquei, foi só um susto mesmo. Muito triste a gente viver num país assim, mas acredito que as coisas vão melhorar no futuro! Espero que nossos herdeiros possam ver um Brasil, um Rio de Janeiro que seja lembrado apenas pela beleza e pela gentileza do seu povo, e não pela violência e desigualdade.

    Kate, não se culpe pelo medo, vc tem razão em senti-lo e faz bem em se despir dos seus bens valiosos para evitar que algo de ruim acontecesse a você. É triste, mas faz sentido…

    Mariana, vc tem toda razão, eles nascem roubados mesmo. Dói o coração pensar que a grande maioria dos brasileiros jamais teve um milésimo das oportunidades que nós tivemos.

    obrigada, meninas! beijos

  14. julho 29, 2010 7:05 pm

    Ai que triste…
    Puxa nosso RJ é lindo, pena que existam essas coisas.
    Vc tava linda, parecendo mesmo gringa….hehehe
    Bjim

  15. Carolina Carvalho permalink
    julho 29, 2010 7:06 pm

    Já quis ir ao Rio, até marquei viagem, mas cancelei por causa de medo… afff!

    Que chato, ainda bem que a memória é algo inatingível! Bjos

  16. Sol permalink
    julho 29, 2010 9:52 pm

    Ai Bel que pena o que aconteceu :( O valor do colar era sentimental e cheio de historia por tras. O lado bom de tudo isso eh que ele continua na foto e ficara na lembranca e na sua memoria…
    Me diz uma coisa: Como vc fez esse turbante com o lenco? Vc ja o comprou assim? Bem que vc podia fazer um tutorial explicando ou me responder… To louca pra usar assim. Muito estiloso!
    Bjsss

  17. julho 29, 2010 10:06 pm

    p… q.. p…. viu? fico revoltada com essas coisas, sabe? bom, mas vc tava linda e que pena que isso aconteceu com o colarzinho que era tão especial…

  18. julho 29, 2010 10:30 pm

    É uma pena isso ter acontecido Bel . Sou carioca , amo a minha cidade , mas me sinto triste pela violência que existe por aqui , mas nunca deixei de me vestir confrome queria por causa desses acontecimentos . Morei algum tempo em Brasília e lá sim vivia no medo , minha sogra vinha toda semana com histórias de assaltos . Nossa …
    Sei que aqui no Rio existem muitos casos como o seu , mas sabemos conscientes de que a violência não está apenas por aqui , mas sim nas grandes cidades .
    Infelizmente isso aconteceu com você , eu lamento muito .
    Que bom que nada de mais grave aconteceu .
    bjoss

  19. Elis permalink
    julho 30, 2010 10:54 am

    Nossa, mto desagradável mesmo né? É uma pena pq o Rio é tão maravilhoso. Mas não deixe isso estragar sua viagem.

    Bjos.

  20. Adriane Ruis permalink
    julho 30, 2010 11:37 am

    Bel, não ficou com o pescoço marcado?

    Bjsss
    Fica com Deus…

  21. julho 30, 2010 2:00 pm

    Amei a história e fiquei muito emocionada!!!

    Triste o que aconteceu com você no RIo, mas confesso que não me surpreende. Passei por isso já algumas vezes e sempre vejo isso acontecer! :(

    Bjs

  22. Natasha Mouta permalink
    agosto 1, 2010 5:32 pm

    Eu moro em copacabana e fiquei triste com a historia, mas infelizmente acontece e por todo o RJ. Acontece por aqui que, os cariocas, nao vão “arrumados” a orla… quem vai, é turista, ou seja, eles assaltam mesmo. É triste, mas é a realidade. Sempre falo pra quem vem pra nao levar bolsa e pertences pra orla.
    Sinto muito pela perda. =(
    Beijos

  23. agosto 1, 2010 9:42 pm

    Que meleca hein?! É de ficar muito revoltada mesmo! Depois ficam querendo convencer a gente de que essa história de não poder andar me paz no Rio de Janeiro é mito. ha ha ha!

    O look tá lindo mesmo assim!

  24. agosto 2, 2010 2:37 pm

    que triste amigaaa!!! mto mesmoo..odeio quando roubam alguma coisa minha! vamos encontrarrr….cheguei de viagem!!! beijoss e o look tava lindo mesmoo!

  25. janeiro 10, 2011 1:15 pm

    isso é tao louco amiga.Pq aqui na India a desigualdade e a pobreza são absurdas.Bem mais que no Brasil.Mas vc pode andar sem medo.Andamos nos rickshas e sempre pedem dinheiro e comida.Mas ninguem te assalta.Se fosse no rio,andar num carro aberto,era capaz de levarem suas roupas…

Trackbacks

  1. de viés comemora « De Viés

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <pre> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>